Pra lá de Marrakech – impressões da festa, da cidade e do susto

Exposição apresenta fotos da delegação caçapavana no Marrocos

Pisar na África pela primeira vez e conhecer um território islâmico é, por si só, um motivo de estranhamento para qualquer turista acostumado somente com a realidade ocidental-cristã. Adicione a isso viajar para receber o título de Geoparque Mundial da Unesco em nome de toda uma comunidade, uma dose extra de adrenalina enorme. Para completar, presenciar – e voltar vivo – de um sismo com magnitude de pelo menos 6,8 graus, que sacudiu o Marrocos e provocou cerca de três mil mortes. Não é experiência de pouca monta!

Por isso, a escolha do nome desta mostra, embora pareça um clichê, vem bem a calhar. Ela brinca com os versos da música “Qualquer coisa”, criada por Caetano Veloso na década de 1970. Na época, se dizia que estava “pra lá de Marrakech” a pessoa que estava “fora do estado normal, um pouco desnorteada”. Mais ou menos o que imaginamos tenha acontecido com a delegação de Caçapava no Marrocos. Razões não faltaram!

O que sentiram? O que viram? O que acharam que valia a pena fotografar? Como foi a cerimônia? O que contam? Venham descobrir!

CCJT Card
Crédito: CCJT/Divulgação

São mais de 50 fotografias de André Borba (UFSM), coordenador científico do Geoparque Caçapava; Marcelo Lusa, geólogo do Geoparque (Unipampa); Stener Camargo, secretário de Cultura e Turismo; e Bruno Saldanha, estudante de Museologia. Os quatro fizeram parte da delegação que esteve no Marrocos, no início de setembro, para participar da 10ª Conferência Internacional de Geoparques da Unesco, em Marrakech.

A abertura da exposição, no dia 07 de outubro, às 11h, vai contar com a presença de todos os participantes, para um bate-papo informal e compartilhamento da viagem. Nesta data, o espaço estará ambientado com objetos trazidos por eles e por outras pessoas da comunidade que já viajaram ao país africano. No Marrocos, como os marroquinos: te esperamos com chá!

Crédito: Geoparque Caçapava/Divulgação
Crédito: Bruno Saldanha

Serviço: Pra lá de Marrakech – impressões da festa, da cidade e do susto

Quando: dia 07 de outubro, às 11h. A mostra segue até 31 de outubro.

Onde: Casa de Cultura Juarez Teixeira – General Osório, 730. Caçapava do Sul

Entrada grátis na inauguração. R$ 5,00 nos demais dias.