Programa de formação fomenta o turismo e a cultura local de Caçapava com cursos profissionalizantes

No momento, existem dois editais abertos: um para o credenciamento de cursos e outro para a seleção de cuidadores(as)

Progedir
Crédito: Dagoberto Júnior/Divulgação

O Programa Progredir Geoparque Caçapava foi lançado no último dia 04 de abril, no auditório da Unipampa – Campus Caçapava. O projeto visa ofertar cursos de qualificação profissional nas áreas do turismo e da cultura, ampliando as possibilidades de geração de trabalho, emprego e renda na região, prioritariamente para pessoas inscritas no Cadastro Único do município.

A ação é uma iniciativa conjunta entre a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Prefeitura e os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), com apoio do Ministério de Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Diversas autoridades estiveram presentes na noite de lançamento, como o prefeito Giovani Amestoy (PDT) e representantes das Secretarias de Cultura e Turismo e Assistência Social, além da Câmara de Vereadores, da Coordenadoria do Geoparque Caçapava, Unipampa e UFSM. Todos ressaltaram a importância do Progredir no território.

Nós da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM acreditamos no impacto e transformação que essa quantidade de horas dedicadas em cursos, nas mais diferentes áreas de formação, podem propiciar para os participantes. O Progredir também é transformador por mexer com sentimentos de pertença, identificação e autoestima de cada uma das pessoas integradas ao programa, fortalecendo os vínculos entre elas, e, também, delas com o território. Isso gera uma maior solidariedade e cada vez mais êxito ao Geoparque Caçapava. É isso que nós esperamos para o Progredir, em todas as atividades que estão programadas para acontecer no município de Caçapava – destacou Flavi Lisboa Filho, pró-reitor de extensão da UFSM.

Na ocasião, a comunidade também pôde conhecer aspectos importantes do programa, bem como os processos em andamento para que os cursos possam iniciar este ano. Angelita Zimmermann, responsável pelo Progredir na UFSM, enfatizou a importância da sensibilização para que a proposta chegue à população, e, assim, se tenha um número significativo de inscrições.

Ficamos muito felizes e empolgados com a recepção, já que este é um trabalho realizado em rede, pois a dinâmica do Progredir propicia o envolvimento de toda a comunidade local, uma vez que as pessoas aprimoram seus conhecimentos e currículos, ampliam suas relações e possibilitam aos empreendedores locais mais uma forma de geração de renda, desde a entrega dos lanches, kits e impressões de materiais até a oferta de cursos ou de atuação como cuidadora de crianças – comentou Zimmermann.

No momento, existem dois editais abertos: um para o credenciamento de cursos e outro para a seleção de cuidadores(as), responsáveis pela recreação das crianças entre 0 e 6 anos, filhas e filhos de estudantes inscritos(as) nos cursos, entre 2024 e 2025, conforme a duração do Progredir em Caçapava.

As inscrições para os cursos estarão disponíveis nos CRAS Nelsis Coradini, do Bairro Floresta. e no do Bairro Sul, a partir do mês de junho de 2024, com previsão de início das aulas em julho deste ano.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato diretamente com os CRAS mencionados, ou ainda, na Secretaria de Assistência Social, localizada no centro de Caçapava, na Rua General Osório.

Confira abaixo o link dos editais:

014/2024 – Credenciamento de cursos Progredir Geoparque Caçapava;

015/2024 – Seleção de cuidadores de crianças Progredir Geoparque Caçapava

Texto: Dagoberto Júnior/Ascom Progredir Geoparque Caçapava – adaptado