Iniciativa visa a qualificação profissional e valorização cultural no Geoparque Caçapava, oferecendo cursos voltados ao desenvolvimento sustentável local
No dia 29 de novembro de 2024, ocorreu a formatura das primeiras turmas do Programa Progredir Geoparque Caçapava, no salão de eventos do Instituto Municipal de Educação Augusta Maria de Lima Marques. Iniciado neste ano em Caçapava do Sul, o programa busca promover a qualificação profissional, especialmente para mulheres inscritas no Cadastro Único do Município, e valorizar a cultura e o turismo local, a partir das potencialidades do Geoparque Caçapava Mundial da UNESCO.
O evento de formatura contou com a presença de diversas autoridades e membros da comunidade local, incluindo o Pró-Reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisboa Filho, a Coordenadora do Geoparque Caçapava, Alizandra Silva, e a Secretária de Educação de Caçapava do Sul, Gislaine Huerta, além de outros representantes e instrutores dos cursos. Durante a cerimônia, foram entregues 93 certificados aos participantes que concluíram os cursos oferecidos pelo programa.
Os cursos concluídos foram: “Domínio Comum – Geoparque Caçapava” (instrutor André Weissheimer de Borba e instrutora Michele Hennig Vestena), “Uso de Plantas Medicinais e Seus Subprodutos” (instrutora Giovana Sitó Alves), “Gestão de Mídias Sociais na Promoção de Cultura e Turismo Ambiental” (instrutora Brunna Guedes da Silva) e “Condutor de Turismo” (instrutora Ana Paula Corrêa).
Após a entrega dos certificados, o evento foi encerrado com um lanche coletivo e uma mostra dos produtos desenvolvidos pelos participantes ao longo dos cursos, destacando a criatividade e o conhecimento adquirido.
O que é o Progredir Geoparque Caçapava?
O Progredir Geoparque Caçapava é uma política social federal voltada para a formação profissional de pessoas inscritas no Cadastro Único de Caçapava do Sul. O projeto é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul, a Secretaria de Assistência Social e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) locais.
O programa, financiado pelo Ministério de Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS), oferece cursos com 52 horas de duração, abrangendo conteúdos teóricos e práticos. As aulas são realizadas presencialmente entre 2024 e 2025, com infraestrutura organizada pela Assistência Social e pelos CRAS de Caçapava do Sul, que também oferecem transporte, lanches, kits didáticos e assistência para crianças de 0 a 6 anos, facilitando a participação dos alunos.
Em 2025, o programa prevê mais quatro cursos, que são:
Mais informações sobre o programa e inscrições futuras estarão disponíveis no Instagram oficial do Geoparque Caçapava: @geoparquecacapava.