PROJETO ALUNO CIDADÃO

Galerias lotadas para acompanhar a sessão simulada

Confira o que foi apresentado por cada participante

Crédito: Imprensa Câmara

A sessão plenária simulada do Projeto Aluno Cidadão foi realizada na terça-feira (29), na Câmara de Vereadores. Estudantes das séries finais do ensino fundamental de escolas de Caçapava assumiram o papel de vereadores por um dia, e apresentaram, discutiram e votaram propostas formuladas por eles, sem a interferência dos legisladores do município, que só conheceram a pauta do dia durante a reunião. As propostas aprovadas serão encaminhadas ao Executivo como sugestões.

Nesta terceira edição do projeto, participaram Joana Oliveira Rosso, Valentina Silva Menezes, Lucas de Freitas Bueno e Arthur Dias Rasador, da Escola Professora Januária Leal; Bianca de Oliveira Lopes, Rafael Aires Lopes e Theo Francisco Soares Gonçalves, da Escola Inocêncio Prates Chaves; Rafael Neto Macedo, Rayane Nunes, Naiany Teixeira e Gabriel Ferreira dos Santos, da Escola Dagoberto Barcellos; e Giovanna Peripolli Chaves, Isabela Casanova Teixeira, Martin Dutra Sbicigo e Lucca Vivian, do Colégio Coeducar.

Rayane Nunes da Silva

Propôs implantar, na Escola Dagoberto Barcellos, um laboratório de informática com rede de internet exclusiva – aprovado por unanimidade.

Solicitou que o Executivo Municipal atenda ao pedido de providência n° 153/23 e à indicação n° 90/23, que tratam das condições de funcionamento do Posto de Saúde das Caieiras – aprovado por unanimidade.

Arthur Dias Rasador

Propôs elaborar e implantar um projeto de educação e conscientização do patrimônio público nas escolas – aprovado por unanimidade.

Propôs retirar os veículos abandonados em via pública, qual seja a sua origem, e intensificar a fiscalização de trânsito, para que as normas do CTB sejam respeitadas – aprovado por unanimidade.

Lucas de Freitas Bueno

Propôs construir, em frente a todas as instituições de ensino no município, quebra-molas com faixa de segurança, conforme a Lei Federal n° 4.046/15 e a Resolução n° 495/14 – aprovado por unanimidade.

Solicitou que seja verificado se está sendo exigida a apresentação do cartão de vacinação para matrículas e rematrículas nas Escolas Municipais, conforme determina a Lei Estadual n° 15.409/19 – aprovado por unanimidade.

Valentina Silva Menezes

Propôs criar e desenvolver, no município, o projeto ‘sala do empreendedor’, para auxiliar e facilitar o acesso a todas as demandas que surjam em relação ao tema empreendedorismo – aprovado por unanimidade.

Propôs formar uma equipe permanente de calceteiros, objetivando a reposição e a pavimentação de calçamentos – aprovado por unanimidade.

Lucca Vivian, Isabela Casanova e Giovanna Peripolli

Propuseram instalar uma sinaleira do tipo botoeira, em frente ao Colégio Coeducar – aprovado por unanimidade.

Isabela Casanova

Propôs criar e implantar o projeto ‘arte e educação’ – aprovado por unanimidade.

Lucca Vivian

Propôs desenvolver, na quadra de esportes ao lado do Melão, o projeto ‘city stadium’, possibilitando o uso pela população em geral – aprovado por unanimidade.

Rafael Aires Lopes

Propôs inserir atividades distintas nos planos de aula de Educação Física, e implantar espaços variados dentro do ambiente escolar, para diversão e lazer dos alunos nos momentos de recreação – aprovado por unanimidade.

Propôs elaborar e executar um projeto de revitalização do acesso e do entorno da Escola Inocêncio Prates Chaves, como pavimentação das vias de acesso, reforma da pracinha, do abrigo da parada de ônibus e melhora na iluminação pública – aprovado por unanimidade.

Théo Francisco Soares Gonçalves

Propôs elaborar e executar um projeto de coleta e tratamento do esgoto e de recolhimento de lixo ao longo da Av. Santos Dumont – aprovado por unanimidade.

Solicitou melhora da sinalização de trânsito ao longo da Av. Santos Dumont, para reduzir as chances de acidentes, devido ao grande número de veículos, pedestres e ciclistas que utilizam o espaço – aprovado por unanimidade.

Gabriel Ferreira dos Santos

Solicitou o encaminhamento de correspondência ao DNIT, pedindo a construção de um trevo de acesso à Escola Dagoberto Barcellos, a melhora da sinalização e a sinalização de faixa de pedestres em frente à Escola – aprovado por unanimidade.

Solicitou que sejam feitas melhorias na estrada da Aviação e no acesso à Cascata do Salso – aprovado por unanimidade.

Naiany Teixeira Pereira

Solicitou providências sobre uma infestação de morcegos na Escola Dagoberto Barcellos – aprovado por unanimidade.

Solicitou informações sobre a situação contratual da intérprete e tradutora de Libras da Escola Dagoberto Barcellos – aprovado por unanimidade.

Giovanna Peripolli

Solicitou que seja colocada em prática a indicação n° 111/23, que trata da entrega de absorventes a meninas carentes – aprovado por unanimidade.

Solicitou que o Executivo fiscalize e aplique o código de posturas em relação à acessibilidade não só em novos empreendimentos, como nos antigos, principalmente nas calçadas centrais – aprovado por unanimidade.