Restaurante é interditado por tempo indeterminado

Medida foi tomada pela Vigilância Sanitária do município, após encontrar irregularidades no local durante inspeção. Outro estabelecimento também foi fechado. Casos suspeitos de intoxicação alimentar são investigados

Crédito: Reprodução

Um restaurante de Caçapava foi interditado pela Vigilância Sanitária por tempo indeterminado, após irregularidades terem sido encontradas no local durante inspeção. A informação foi divulgada pela Prefeitura ontem (03).

Segundo o secretário de Saúde, Rodrigo Rodrigues, um número elevado de pessoas procurou atendimento médico com os mesmos sintomas gastrointestinais, na segunda-feira (02), o que levou a uma investigação dos casos, que apontou que elas eram clientes do estabelecimento e haviam consumido refeições do local. A Vigilância Sanitária, então, foi até o restaurante, verificou algumas irregularidades, e o interditou por tempo indeterminado.

– Outros dois estabelecimentos estão sendo monitorados, pois pessoas que ali se alimentaram apresentaram sintomas gastrointestinais – informou o secretário.

Rodrigues disse, ainda, que o setor de Epidemiologia, da Secretaria da Saúde, está em contato com alguns dos pacientes para coletar amostras que serão encaminhadas ao Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen) para exames.

Conforme Gilberto Tasch, membro da equipe da Vigilância Sanitária, durante a vistoria no restaurante, foram constatadas irregularidades de alto risco, como fluxo inadequado da produção e da preparação; manipulação inadequada; má conservação; alimentos preparados (cozidos) junto a alimentos in natura (crus), o que pode ocasionar contaminação cruzada; e falta de realização de curso de boas práticas pela equipe de funcionários, o que contraria a uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Todos esses fatores levaram à interdição e à autuação do estabelecimento.

Tasch também informou que amostras dos alimentos encontrados no restaurante foram coletadas para análise, que possibilitará identificar se há algum caso de infecção bacteriológica, e que uma força-tarefa está em ação em outros estabelecimentos de Caçapava, como bares, lanchonetes, mercados e supermercados, para oferecer orientação e prevenir e inibir ações que levem a casos como esse.

O restaurante interditado também se manifestou na tarde de ontem, através de suas redes sociais, informando que já está trabalhando para realizar as adequações necessárias e que permanecerá fechado até que todas as melhorias sejam concluídas e haja liberação oficial das autoridades para a reabertura.

Além deste estabelecimento, conforme a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a unidade caçapavana de uma fábrica de picolés de Minas do Leão também foi fechada pela Vigilância Sanitária, por descumprimento de normas de higiene.