As obras da Etapa II do restauro da casa em que nasceu Antônio Augusto Borges de Medeiros, na esquina das ruas Sete de Setembro e Borges de Medeiros, devem iniciar hoje, dia 20. Com um custo de R$ 450 mil, captados através de Lei de Incentivo à Cultura, a previsão é de que elas sejam concluídas até o final de agosto.
O projeto vem sendo desenvolvido em etapas, conforme a obtenção dos recursos. Na primeira, foi realizada a recuperação do telhado da casa. Agora na Etapa II, que é patrocinada por Cooperativa Tritícola Caçapavana (Cotrisul) – que também patrocinou a Etapa I –, Coradini Alimentos e Calçados Beira Rio, serão feitas demolições e retiradas de paredes, forros e pavimentações internas; restauração das esquadrias e dos peitoris; impermeabilizações; e instalações hidrossanitárias, elétricas e telefônicas.
Ainda devem ser desenvolvidos projetos de etapas futuras, que serão apresentados à Lei de Incentivo à Cultura para, após aprovados, ser realizada a captação de recursos. Isso deve se estender até que todo o restauro esteja concluído.
O imóvel, hoje, pertence à Mitra Diocesana de Cachoeira do Sul. Em outubro de 2021, quando iniciaram as obras da Etapa I, a Paróquia Nossa Senhora da Assunção informou à Gazeta que todo o projeto de restauro está aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE) e que, após concluídas as obras, a casa terá espaço para um memorial sobre Borges de Medeiros, que governou o Rio Grande do Sul por 25 anos (de 1898 a 1908 e de 1913 a 1928). As demais salas serão utilizadas pela Paróquia.
Foto: Isabela Oliveira