Roda de conversa reúne deputado estadual e secretário-executivo da Secom

A reunião tinha como objetivo debater temas, como Saúde, Cultura, Educação, infraestrutura urbana e geração de emprego e renda

encontromainardi
Crédito: Divulgação

O assessor especial de assuntos estratégicos da Prefeitura, Giordano Borba, promoveu uma roda de conversa na noite da última quinta-feira (29), no auditório do restaurante Charrua, antigo Karlton Hotel.

Com participação especial do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) e do secretário-executivo da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Ricardo Zamora, a reunião tinha como objetivo debater temas de interesse do município, como Saúde, Cultura, Educação, infraestrutura urbana e geração de emprego e renda. Na área da Cultura, foram discutidas as economias criativas do setor cultural, do azeite de oliva, do artesanato e o território Geoparque.

Além das autoridades políticas, compareceram à reunião: representantes de movimentos culturais e de pontos de cultura, professores e estudantes da Unipampa e do Ensino Médio, empresários, representantes de partidos políticos e membros de associações. A geóloga Ana Paula Corrêa, facilitadora do Geoparque, destacou a importância estratégica do território e das suas diversas possibilidades econômicas e sociais.

Já o deputado Mainardi, falou sobre a relevância de Caçapava para o desenvolvimento da região e destacou a importância do encontro promovido. Em sua intervenção, Borba apresentou um relatório sobre os recursos captados em Brasília e também divulgou o Comunica BR, uma plataforma do Governo Federal que permite o cidadão e a cidadã realizarem pesquisas sobre obras e programas federais presentes em cada município do país.

Segundo os organizadores do evento, outros encontros ainda devem acontecer para discutir outros temas, como: política para mulheres, educação inclusiva, mobilidade urbana, turismo como gerador de renda para comunidades tradicionais e indígenas, pontos de cultura, saneamento básico, diversidade, ensino técnico e superior, infraestrutura urbana e desenvolvimento regional. Os resultados desses encontros serão reunidos em um documento que pode nortear, de forma participativa, um plano de desenvolvimento econômico e humano estratégico.

Texto: Giordano Borba – adaptado