Santana da Boa Vista completa 58 anos

Por Zilamar Teixeira de Carvalho Ferreira*

A população urbana e rural lotou a Praça Jacinto Inácio para assistir e participar das atividades da Semana do Município, coroada com uma apresentação do Gaúcho da Fronteira

O 17 de setembro de 2023 amanhece festivo, um verdadeiro dia primaveril, embalado pelo canto dos pássaros. A cidade de Santana se prepara para comemorar em alto estilo mais um aniversário. O prefeito Garleno Alves da Silva faz as honras da casa. A população urbana e rural lota a Praça Jacinto Inácio para assistir e participar das atividades da Semana do Município, com desfile das escolas, coroada pela bela apresentação do talentoso Gaúcho da Fronteira. Neste mesmo local, deu-se o início da povoação de Santana, a partir das terras doadas por Jacinto Inácio da Silva.

O Município de Santana da Boa Vista emancipou-se de Caçapava do Sul em 17 de setembro de 1965, através da Lei Estadual 5.029. Na época, havia a Comissão Emancipadora, responsável pelos tramites legais, composta por Lori da Rosa Krusser (presidente de Honra), Pe. Júlio Marin (presidente), Arilo Urruth da Silva (vice-presidente), Valter Rodrigues de Oliveira (secretário), Glênio Martins da Silva (2º secretário), Osmar Rodrigues de Oliveira (tesoureiro), Irani Rodrigues de Freitas (2º tesoureiro), Adão Rodrigues de Melo e Anibal Ferreira Jacóbsen (chefes de propaganda), além dos membros do Conselho: Antônio Manuel Martins Dutra, Aurino Machado de Figueiredo, Dionísio Martins da Silva, Perrone Olof Pfeiff  e  Zeno Rodrigues de Freitas. 

Dessa Comissão, atualmente, vive em Porto Alegre o último integrante, Valter Rodrigues de Oliveira, que gravou entrevista para a Rádio Encantadas, de Santana, em homenagem ao aniversário do Município. Valter fez parte do processo de emancipação e implantação, e atuou em diversas administrações de Santana da Boa Vista. É irmão de Osmar, eleito Vereador para a Legislatura de 01 de fevereiro de 1969 a 31 de janeiro de 1973, e de Evaldo Rodrigues de Oliveira.

Evaldo foi o primeiro administrador do novo Município de Santana da Boa Vista, de 06 de maio de 1966 a 31 de janeiro de 1969. Na época, os partidos políticos haviam sido dissolvidos, dessa forma, foi nomeado como Interventor Federal, pelo então presidente da República, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Em sua gestão, instalou a Prefeitura Municipal; criou o Conselho Municipal de Assessoramento (a seu convite); providenciou a abertura de ruas, estradas, praças e pontes, a Hidráulica Municipal e serviços de água e esgoto; instalou luz elétrica; e firmou acordo sobre os “Terrenos da Santa”. Atualmente, Evaldo Rodrigues de Oliveira é Coronel da Brigada Militar na Reserva e vive em Porto Alegre, mas em períodos de temperaturas agradáveis, passa uma temporada com seus irmãos na fazenda dos pais (hoje de Valter), no Contrato, distrito de Santana da Boa Vista.

Muitos desses homens foram inspirados pelo ideal de liberdade difundido na região por Coriolano Alves de Oliveira e Castro. Nascido em 26 de setembro de 1863, no Passo da Olaria, em Santana, vivia alternando entre suas residências na então Vila de Santaninha e Caçapava. Devido ao espírito progressista, liderou a construção da primeira escola pública de Santana (hoje Escola Média Estadual Jacinto Inácio) e a fundação do Clube 7 de Setembro, em comemoração ao Centenário da Independência do Brasil.

Ao longo do tempo, muitas pessoas colaboraram para o desenvolvimento do Município, tornando-o consolidado. Parabéns, Santana da Boa Vista! Vivas ao Povo Santanense!

Fotos e vídeos: Zilamar Ferreira e Bruna Peres

*Zilamar Teixeira de Carvalho Ferreira é santanense e mestranda do Programa de Pós-graduação em História, da Universidade Federal de Santa Maria