“Se é público – precisamos saber”

A sensação que tenho é que preciso repartir com mais pessoas o aprendizado que tive e o conhecimento que detenho. Se vivi a grande maioria do meu tempo profissional na área pública, nada mais justo e necessário que reparta com a sociedade estas experiências

Jonas Nascimento Lopes

Jonas Lopes

Há tempos, andei escrevendo alguns artigos neste tradicional semanário. Nas minhas escritas, de forma despretensiosa, abordei temas de interesse público que me eram, e ainda são, familiares. Talvez pela sobrecarga de trabalho à época, agregada à acomodação normal de quem não tinha a obrigação do escrever, não utilizei mais este tão seleto espaço.

Pois bem, veio a “pandemia”, vieram as mudanças, e as adaptações também me atingiram. Depois de mais de trinta anos trabalhando de forma presencial no setor público, onde por vinte e quatro anos lidei diretamente com a responsabilidade do gerenciamento dos recursos orçamentários e financeiros, tanto de Caçapava como de São Sepé, parei e passei a realizar serviços de assessoria a distância, utilizando para tal todas as ferramentas tecnológicas que nos são colocadas a dispor. Visito os Municípios que ajudo uma ou duas vezes por mês tão somente, o restante, de casa, da frente do computador, com o auxílio da internet, dos livros e, em especial, das experiências, cursos, treinamentos e aprendizados de todo o tempo vivido no setor público.

A sensação que tenho experimentado é que preciso repartir com mais pessoas o aprendizado que tive e o conhecimento que detenho. Se eu vivi a grande maioria do meu tempo profissional na área pública, nada mais justo e necessário que eu reparta com a sociedade estas experiências.

Por ser muito importante, já alerto, não tenho formação jornalística, minha formação acadêmica deu-se em Gestão Pública, agregada ao Técnico em Contabilidade, do tempo que se fazia contabilidade de forma manual, sem sistemas automatizados. Foi assim, lá nos idos de 1985, quando assumi como Contador do Município de Caçapava do Sul.

Os relatos acima se fazem necessários para que o leitor entenda o que pretendemos escrever sistematicamente nesta coluna. Vamos aqui discorrer sobre diferentes temas relacionados ao setor público. Queremos comentar sobre: planejamento, orçamento, execução orçamentária, licitações, fundos de previdência, direitos e deveres, legislações que precisamos saber, etc., etc. Enfim, nossa pretensão é transferir à comunidade aquilo que sabemos, recebendo, como retorno, os comentários, as controvérsias e as críticas.

Afinal, “Se é público – precisamos saber”.

jonas@elootecnologia.com.br

(55) 9 9626-1027