Afirmo que somos privilegiados por termos acesso facilitado às Sagradas Escrituras. Por muito tempo, a Bíblia não foi colocada à disposição dos fiéis
Diante do mês de setembro que se inicia, me sinto na obrigação de escrever algumas linhas sobre a importância da Sagrada Escritura na vida de todos nós.
Afirmo que somos privilegiados por termos acesso facilitado às Sagradas Escrituras. Por muito tempo, a Bíblia não foi colocada à disposição dos fiéis. Hoje, felizmente, ela está ao alcance de todos nós, inclusive de nossas crianças. Que bênção para os nossos lares!
Ainda temos essa realidade de a Bíblia ser um mero objeto de decoração em muitos lares. Está em lugar de destaque nas casas, muitas vezes linda, ilustrada com belas imagens, porém fechada, pouco utilizada. Está em nossa casa esse imenso tesouro precioso, e nós não ousamos explorá-lo.
A Bíblia é uma carta de amor que Deus escreveu para a humanidade. Se olharmos atentamente para a Sagrada Escritura, vamos perceber que Deus se revela desde o Gênesis até o livro do Apocalipse de São João, ou seja, do início até o fim da Bíblia. Vamos percebendo como Deus vai se revelando e comunicando seu plano de vida e salvação.
Estimado(a) leitor(a)! Você já teve a oportunidade de participar de algum curso de formação sobre a Bíblia? Se você teve a oportunidade, disse sim ou não? Pergunto, porque muitas vezes nos é apresentada essa oportunidade de conhecer melhor a Sagrada Escritura e acabamos não aproveitando! Muitos dizem: “Tenho dificuldades de compreender a linguagem da Bíblia, tenho dificuldades de entender o que foi escrito”.
Aqui, deixo uma pequena sugestão para quem quiser fazer a aventura de ler, conhecer melhor a sagrada escritura. Bem no início da Bíblia, existe uma Introdução ao Antigo Testamento, bem como tem uma pequena introdução para todos os livros. Além das introduções, também você pode encontrar comentários, em letras menores, em praticamente todas as páginas, que podem te auxiliar na compreensão.
Costumamos dizer que amamos muito mais aquilo que conhecemos, e temos dificuldade de amar aquilo que não conhecemos. Para que a Bíblia não se transforme em mero objeto decorativo, busque conhecê-la melhor. Você vai se surpreender!
Muitas pessoas tiveram suas vidas transformadas pela Palavra de Deus, presente na Sagrada Escritura. Muitas famílias cristãs foram unidas e permanecem unidas pela luz da Palavra de Deus. Desejo, no início de mais um mês da Bíblia, que possamos dar mais valor ao tesouro que está ao nosso alcance, bem perto de nós, dentro da nossa casa.
Concluo essas breves considerações partilhando o refrão de um hino sobre a Sagrada Escritura, que diz: “Toda Bíblia é comunicação, de um Deus Amor, de um Deus irmão! É feliz quem crê na revelação, quem tem Deus no coração!”