Último dia para se inscrever no Vestibular 2024 da UFSM

Ao todo, são ofertadas 1.831 vagas para ingresso no próximo ano, e o candidato deve estar atento às alterações na lei de cotas

Créditos: Arquivo Gazeta
Crédito: Arquivo Gazeta

Encerram amanhã (22) as inscrições para o Vestibular 2024 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ao todo, são ofertadas 1.831 vagas para ingresso no próximo ano, distribuídas da seguinte forma: 122 para os cursos do campus de Cachoeira do Sul; 120 para os do campus de Frederico Westphalen; 127 para os do campus de Palmeira das Missões; e 1.462 para os do Campus Sede, em Santa Maria.

As provas, compostas de 120 questões de múltipla escolha, divididas entre diferentes habilidades das áreas da educação básica, e de uma redação, serão realizadas nos dias 13 e 14 de janeiro de 2024, em Cachoeira do Sul, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Santa Maria. No primeiro dia, a aplicação será somente à tarde, das 13h30min às 16h30min. No segundo dia, será nos dois turnos: de manhã, das 8h às 12h, e de tarde, das 13h30min às 16h30min.

As inscrições custam R$ 80,00 e devem ser realizadas em https://bit.ly/3TzMVzJ. Para acessar o sistema, o candidato precisa usar seu login único do Governo Federal. Quem ainda não o possui, pode se cadastrar em https://bit.ly/41EBitC. Para mais informações, basta acessar o edital e/ou o Manual do Candidato do Vestibular UFSM 2024. Dúvidas referentes ao processo de inscrição devem ser encaminhadas exclusivamente para o e-mail falecom@nisa.ufsm.br.

Atenção para a alteração na lei de cotas

Durante o processo de inscrição, o candidato deve estar atento às alterações na lei de cotas, realizada pelo Governo Federal em novembro:

1) Para concorrer em qualquer uma das cotas, o vestibulando deverá comprovar que cursou todo o ensino médio em escolas públicas;

2) O valor definido para o teto familiar dos estudantes, que era de um salário mínimo e meio, passa a ser de um salário mínimo per capita;

3) Há uma nova cota, para estudantes quilombolas;

4) As notas dos cotistas serão observadas, em primeiro momento, pela ampla concorrência, e, posteriormente, as reservas para as cotas.

Treineiros

O Vestibular 2024 UFSM permitirá que estudantes do 2° ano do ensino médio realizem a prova como treineiros. Eles estarão submetidos às mesmas regras dos demais, tendo somente o resultado da redação divulgado depois da publicação da classificação final. Nessa nova modalidade, os dados dos candidatos serão processados separadamente. Assim, seus nomes não estarão entre os dos aprovados, mesmo que obtenham pontuação elevada.