Últimos dias de inscrições em programa de formação de professores na UFSM

Curso será ministrado na modalidade presencial, no campus sede, com turmas ofertadas no final de semana. Início está previsto para o primeiro semestre letivo de 2024

Créditos: Arquivo Gazeta
Crédito: arquivo Gazeta

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está com inscrições abertas até sexta-feira (12), para o processo seletivo de ingresso no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG). São ofertadas 150 vagas, destinadas a bacharéis e tecnólogos graduados em cursos distribuídos em sete eixos tecnológicos (veja lista abaixo). O ingresso está previsto para o primeiro semestre letivo de 2024.

O PEG é voltado a bacharéis e tecnólogos interessados em complementar sua formação didático-pedagógica no âmbito da graduação, a fim de se dedicarem à docência na educação profissional e tecnológica, em escolas técnicas, politécnicas, institutos federais e instituições similares. O curso é ministrado na modalidade presencial, no campus sede da Universidade, com aulas aos finais de semana. O início está previsto para o primeiro semestre letivo de 2024.

A taxa de inscrição tem um valor de R$ 75,00, e o processo seletivo, composto de uma prova de redação, deve ser realizado no dia 28 de janeiro, em Santa Maria. Maiores orientações podem ser obtidas no edital 142/2023. Dúvidas referentes à inscrição podem ser enviadas para o e-mail falecom@nisa.ufsm.br. Informações específicas sobre o curso devem ser solicitadas pelo e-mail programaespecialep@ufsm.br ou consultadas na página do PEG.

Confira os cursos abarcados em cada eixo tecnológica:

Ambiente e Saúde (15 vagas): Enfermagem, Engenharia Sanitária e Ambiental, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Tecnologia em Gestão Ambiental, e Terapia Ocupacional.

Controle e Processos Industriais (25 vagas): Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Mecânica, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Eletrônica Industrial, Tecnologia em Fabricação Mecânica, e Tecnologia em Mecatrônica.

Gestão e Negócios (25 vagas): Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Tecnologia em Gestão de Cooperativas, Tecnologia em Gestão Pública, e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

Informação e Comunicação (20 vagas): Análises de Sistemas, Bacharelado em Informática, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnologia em Redes de Computadores, e Tecnologia em Sistemas para Internet.

Infraestrutura (25 vagas): Engenharia Civil, Engenharia de Transportes, Arquitetura, e Tecnologia em Geoprocessamento.

Recursos Naturais (30 vagas): Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Agronômica, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Tecnologia em Agricultura Familiar e Sustentabilidade, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Agropecuária, Tecnologia em Produção de Grãos, e Zootecnia.

Produção Alimentícia (10 vagas): Engenharia de Alimentos, Tecnologia em Alimentos, e Tecnologia em Agroindústria.