Um pincel para a todos repintar

O Dia da Criança foi ontem, e essa dica vai para quem precisa dar um ‘presente atrasado’ e não sabe qual

O Dia da Criança foi ontem, e essa dica vai para quem precisa dar um ‘presente atrasado’ e não sabe qual. Dentro da coleção Clássicos do Cinema, em que são feitas releituras de filmes famosos, Mauricio de Sousa reuniu a Turma da Mônica e O senhor dos anéis.

Na terra Café com Leite, há muitas Eras, grandes pincéis que continham a força da criatividade foram forjados e presenteados a elfofos, nanicões e homens. Mas o que nenhum desses povos sabia era que mais um pincel havia sido forjado na terra de Mauodor, “um pincel para a todos repintar”. Assim começa a trama de O senhor dos pincéis.

Em Mauodor, o jovem pintor Maurisauron excursionava quando escorregou em uma casca de banana, caiu no poço das maldades vilanescas das HQs e se tornou o senhor do claro-escuro, Sousaron. Foi ele que, com toda sua maldade, forjou o pincel mestre.

Um a um, os reinos foram sendo subjugados por Sousaron, até que homens e elfofos se uniram contra ele. Durante a batalha, Isildão conseguiu tomar-lhe o pincel, porém, na fuga, caiu na água e acabou perdendo-o.

Por muito tempo, nada se soube do poderoso objeto, até que Bugolum o encontrou e foi dominado pelo encantamento que sentiu pelo “pegajoso”. Mas o pincel não aguentou o grude da criatura e fugiu dele, indo parar nas mãos de Bildu Bolseiro, um hobbyte.

Muitos anos se passam até o dia em que Gandalfão aparece na casa de Bildu. Juntos, eles contam a história do Um Pincel a Cebolodo, que recebe ordens do recém-chegado para destruir o objeto. Ao partir para cumprir sua missão, ele ganha a companhia de Monicam, Merreco e Dududim. O grupo viverá muitas aventuras, grande parte delas provocadas pelas particularidades de seus personagens-base na Turma da Mônica.

A edição que li para escrever este texto foi o volume único de O senhor dos pincéis, que reúne as três partes da estória: O senhor dos pincéis, As duas cores (também publicados separados), e a até então inédita O rascunho do rei. É uma obra que certamente agradará a adultos e crianças com suas passagens bem-humoradas e a mistura perfeita entre as características marcantes de O senhor dos anéis e da Turma da Mônica.

Referência: SOUSA, Mauricio de. O senhor dos pincéis. Barueri (SP): Panini Brasil, 2021. 148p. (Clássicos do Cinema; 15)