Unipampa promove audiência pública na noite de hoje

Um dos temas previstos para a discussão é o Movimento Pró Casa do Estudante. O diretor do campus, José Rojas, comentou sobre a criação dessa iniciativa e também revelou em que fase estão as tratativas para implementação

unipampa
Crédito: Divulgação

A Universidade Federal do Pampa realizará hoje (29), às 19h, no Campus Caçapava, uma audiência pública para debater algumas pautas da comunidade acadêmica. Um dos temas previstos para a discussão é o Movimento Pró Casa do Estudante. O diretor do campus, José Rojas, comentou sobre a criação dessa iniciativa e também revelou em que fase estão as tratativas para implementação.

– Desde 2012, a Unipampa tem um projeto chamado João de Barro, que a Universidade dispõe a construção de moradias estudantis para as 10 unidades acadêmicas. Com o tempo, e com a experiência que temos em Caçapava, percebemos a inviabilidade na construção dessas casas, devido ao alto custo. Então, a atual equipe diretiva, desde o início da sua gestão, se inspira no campus de Santana do Livramento, que aluga uma edificação já existente para os estudantes. Nos últimos anos, conseguimos ver a oportunidade de se replicar esse modelo, e com algumas edificações já em vista para serem a futura Casa do Estudante – explica

Para Rojas, ter uma Casa do Estudante em Caçapava é uma das melhores formas de se conter a evasão estudantil, e é importante salientar que o Movimento Pró Casa do Estudante é uma luta apolítica, tendo como única bandeira a da Educação.

O diretor disse, também, que a iniciativa está em fase de busca de recursos, e convida toda a comunidade caçapavana para comparecer na audiência de hoje. Devem comparecer à reunião o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) e o secretário-executivo da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Ricardo Zamora.