Universo Pecuária 2024 destaca o agro sustentável

Feira de Lavras do Sul chega à segunda edição, desmistificando a questão de que a pecuária é prejudicial ao meio ambiente

Universo Pecuária
Crédito: Divulgação

Ações sustentáveis e inovadoras que diminuam os impactos ambientais, promovam o bem-estar animal, preservem a biodiversidade, os ecossistemas e toda a cadeia alimentar que envolve a pecuária no campo e na cidade. Esse é o conceito do Universo Pecuária – Futuro, Negócio e Sustentabilidade, que chega à segunda edição consolidado no cenário estadual e traçando sua projeção nacional.

A edição 2024 está marcada para ocorrer de 07 a 11 de maio de 2024, no Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo, em Lavras do Sul. O UP é uma parceria entre o Sindicato Rural do município vizinho e a SIA Brasil – Serviço de Inteligência Agropecuária, e conta com a Cotrisul, a Farsul, o Senar, o Sebrae e a Prefeitura Municipal de Lavras do Sul como correalizadores. Seus quatro eixos temáticos já projetam um evento centrado nos mais relevantes debates do agro: negócios, finanças verdes e sustentabilidade; educação, cultura e turismo; ciência tecnologia e inovação; e políticas, projetos e investimentos.

O Universo Pecuária 2024 será um pool de eventos tecnológicos, econômicos, ambientais e culturais. Para o presidente do Sindicato Rural, Francisco Abascal, o UP é uma construção:

– Esse evento vai construindo sua história pela maneira como são feitas as entregas. Estamos satisfeitos com os resultados obtidos na primeira edição e certos de que a segunda será ainda melhor. Na medida em que o UP for crescendo, teremos muito mais para entregar, e estamos trabalhando para isso – diz.

O evento contará com intensa programação cultural e gastronômica, focada no que é característico da Campanha Gaúcha. Também haverá provas de Cavalos Crioulos e feiras de artesanato e da agricultura familiar, que complementam os espaços técnicos e de inovação com atrações para todos os públicos. A expectativa é superar os 12 mil visitantes registrados na primeira edição, em novembro de 2022.

UP na 34ª Abertura da Colheita do Arroz

Valorizando e investindo no desenvolvimento rural, reconhecendo a importância estratégica da agricultura para o crescimento econômico e social de Capão do Leão e região, compartilhando novos conhecimentos e fortalecendo o agronegócio gaúcho, a Abertura da Colheita do Arroz é uma feira similar em vários aspectos ao Universo Pecuária.

Justamente pela sua importância, o UP não poderia deixar de estar presente, e terá um espaço especial na feira (stand P1), que divulgará a programação e as atrações da segunda edição, oferecerá experiências gastronômicas e conversas sobre cortes de carne com o assador Anderson Caruso, além da transmissão do podcast Pé no Barro, com Armindo Barth e Bruno Quadros. Você é nosso convidado!

Texto: Clarisse de Freitas/Ascom Universo Pecuária – adaptado