Universo Pecuária 2024 destaca o papel da carne vermelha na economia verde

Feira acontece em Lavras do Sul, de 07 a 11 de maio, e colocará em pauta, entre outras questões, ações que valorizam a carne brasileira, o papel do consumidor e o conhecimento acadêmico, com a realização do Encorte

Carne Vermelha
Crédito: Divulgação Universo Pecuária

Cuide do planeta, coma carne. Esta frase, que integra os materiais de divulgação do Universo Pecuária 2024, retrata bem a importância e a responsabilidade do setor pecuarista desde a produção até o consumidor final, e é o mote da feira desde a primeira edição. No trajeto entre essas duas pontas, passamos por todo um processo, que envolve pesquisas científicas, melhoramento genético, práticas sustentáveis que fortaleçam a conservação ambiental e diminuam a emissão de carbono, e as consequentes geração de conhecimento e percepção do consumidor. Todo esse ciclo, que resume em poucas linhas o Universo Pecuária, transformou-o em um movimento que divulga os benefícios, não somente comerciais, que as pecuárias gaúcha e brasileira trazem para a sociedade.

Desempenhando um papel crucial na economia brasileira, principalmente em termos de PIB, a pecuária torna-se um setor importante a ser considerado nas políticas públicas, mesmo que o momento não seja apontado como bom em termos de preço. Para o médico veterinário Hélio José Saraiva de Souza, produtor rural em Lavras do Sul, a pecuária sobrevive por ciclos, nos quais o produtor tem que ser resiliente.

O que mantém a pecuária crescendo atualmente é o consumidor. Com mais conhecimento sobre raças, cortes e sistemas de produção, ele está mais exigente. Temos que estar sempre preparados para produzir com qualidade nesse cenário – afirma.

Essa realidade, que impulsiona a pecuária sustentável, terá espaço nobre no Universo Pecuária 2024, que acontece em Lavras, de 07 a 11 de maio. Com debates sobre tecnologias e práticas para aumentar a produtividade das fazendas, estudos e dados que comprovem esse aumento e novas parcerias, o evento sediará o Encontro de Raças de Corte (Encorte), promovido pelo Centro de Ciências Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no dia 10 de maio.

Mais antigo ciclo de palestras organizado por uma universidade federal do Brasil, o Encorte aproxima a experiência cotidiana vivida pelo homem do campo e o conhecimento científico oriundo da instituição de ensino, com ênfase na cadeia produtiva da carne bovina. Disseminando esse conhecimento, a UFSM levará aos pesquisadores, estudantes, produtores e consumidores o know-how gerado na esfera acadêmica, mostrando os resultados ao setor do agronegócio, em especial a pecuária de corte.

Para Marcela Santana, coordenadora-executiva do UP, a pecuária não é somente carne, é um dos principais caminhos para reforçar a conservação ambiental dentro das práticas do agronegócio.

Queremos ressaltar a pecuária sustentável tanto no molde conservacionista quanto no modelo extensivo, porque é vista como prejudicial ao meio ambiente e sabemos que traz benefícios ambientais e à saúde. O Universo Pecuária nasceu para ajudar os produtores a atuarem de maneiras diferentes, incentivando a união e a conexão de todos os envolvidos: campo e cidade, público e privado – finalizou.

Texto: Cristiana La Rocca/Ascom Universo Pecuária – adaptado