Universo Pecuária prepara gastronomia especial, muita música e atrações culturais de 07 a 11 de maio

Estão confirmados grandes nomes como Pirisca Grecco, Shana Muller e Luciano Maia, além de Feira do Livro, oficina criativa com Gujo Teixeira, escola do cavalo, curso de churrasco para mulheres e outras atrações culturais

O tradicional hambúrguer do telúrica também estarpa na feira FOTO RENATA LA ROCCA
O tradicional hambúrguer do telúrica também estarpa na feiraCrédito: Renata La Rocca/Divulgação

Amantes da comida campeira, da música nativista e de queijos e vinhos encontrão seu destino ideal no Universo Pecuária, de 7 a 11 de maio, em Lavras do Sul. Maior feira gaúcha do agronegócio sustentável, o UP reserva uma grade gastronômica e cultural que promete agradar a todos os públicos.

Um dos setores que mais movimenta a feira é, sem dúvida, a parte de gastronomia. E para essa segunda edição, não vão faltar opções e muito menos qualidade. Pavilhão da Agricultura Familiar, oficinas gastronômicas com queijos do Pampa, enologia da Unipampa, azeites de oliva e mel e o Festival Gastronômico do Pampa Gaúcho, são ótimas opções para o público. Além dessas atrações, o curso de churrasco para mulheres, uma ação do Mulheragro, também estará disponível na Via Gastronômica e Cultural. Tradicional bar lavrense, o Telúrica leva para o UP assados de parrilla, hambúrguers, cafés, drinks e doces, como a famosa torta de bolachinha, tudo com a assinatura dos empresários Glênio e Renata La Rocca.

Ainda na parte gastronômica, a carne é o destaque total. O chef Douglas Parrillero estará no UP com um projeto educativo para crianças sobre o consumo de carne e sua importância na nutrição. Além disso, na Steak House, a churrascaria do futuro, ele mostrará uma projeção do novo mercado.

A carne é a atriz de tudo que fazemos, que é engrandecer essa rica proteína para que ganhe mais valor e mais consumidores – argumenta Douglas.

A cultura ganha atenção especial no Universo Pecuária 2024. Nomes de peso da música nativista estarão no palco principal da Via Gastronômica, como Pirisca Grecco, no dia 07, Luciano Maia, no dia 08, e Shana Muller, no dia 09. No dia 10, Roger e Renan, dupla lavrense, também fará seu show.

A Feira do Livro de Lavras do Sul terá atrações e lançamentos durante todos os dias da feira, além disso, Gujo Teixeira, poeta e compositor lavrense, ministrará uma oficina de criação poética e inspiração criativa para alunos e público em geral no dia 08, falando sobre poesia e o despertar para o processo criativo. Escola do Cavalo na Pista do Cavalo Crioulo, dia 09, e o tradicional evento de mulheres da Cotrisul, no dia 10, também estão confirmados.

Todos os eventos acontecem no Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo. O Universo Pecuária é uma realização do Sindicato Rural de Lavras do Sul, com correalização master do Sebrae, da Prefeitura Municipal de Lavras do Sul, Cotrisul, Senar e Farsul. O evento conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Sicredi, Banrisul, Badesul e NPTC (Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte). O projeto técnico e a coordenação geral são da SIA Brasil (Serviço de Inteligência em Agronegócios). Confira programação completa e novas atualizações no www.universopecuaria.com.br.

Texto: Clarisse de Freitas e Cristiana La Rocca/Ascom Universo Pecuária – adaptado